DOR NA MAMA
Primeiro fique tranquila, dores nas mamas estão relacionadas em sua maior parte aos hormônios e não ao câncer!
Vale a pena usar sempre um bom top de ginástica. Ter bons hábitos de vida, boa alimentação e uma atividade física com certeza vão ajudar.
A dor na mama é conhecida por mastalgia. Acomete 65-70% das mulheres em algum momento da vida, mais comum na adolescência e menacme (que é entre a primeira e última menstruação da vida) e quase que desaparecendo na pós-menopausa.
Pode ser dividida didaticamente em cíclica (relacionada com a fase menstrual) e acíclica (sem interferência da fase menstrual). Além disso, pode até estar associada ao uso contínuo de algumas medicações, como: antidepressivos, metildopa e ciclosporina.
É muito importante, entender o início, duração, localização, intensidade, fatores de melhora ou piora, fatores associados e principalmente, relação com o ciclo menstrual. Relacionar com outros sintomas, como movimentação, respiração, etc. História de traumas mamários ou torácicos também devem ser recordadas. É sempre importante a abordagem do estado psicológico, com relação ao estado de humor e a presença de dores de origem psicossomática.
No exame físico das mamas, a parede torácica deve ser examinada cuidadosamente a fim de serem excluídas as causas extra mamárias. A palpação dos arcos costais e suas articulações são fundamentais.
No tratamento, a orientação verbal e tranquilização da paciente resolvem 85 a 90% dos casos.
Usar sutiã esportivo para melhor sustentação, praticar exercícios físicos e aderir a uma dieta sem gordura. Anti-inflamatórios tópicos em gel, também podem ser utilizados
AGENDAR CONSULTA
Agende sua consulta presencial ou por telemedicina clicando no botão abaixo. Se você já é paciente da Dra. Mila é só chamar no whatsapp ou telefonar diretamente para o consultório.
Sou Mastologista e Ginecologista graduada pela Universidade de São Paulo (USP). Conheça minhas especialidades e agende uma consulta presencial ou por telemedicina. Se preferir é só chamar no whatsapp.
Consultório
Telefone: (11) 95771-5926
Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 359, Pinheiros - São Paulo
Horários: Segunda a Sexta-feira,
das 9:00 as 18:00h.